Chapada Express

Achei interessante divulgar:

Não dê ouvidos se lhe disserem que cinco dias não dão nem para o cheiro na Chapada Diamantina

Você foi a Paris e não foi a tal restaurante. Flanou por quase toda Roma, mas não visitou "aquela" igreja. Em Jeri, viu o pôr do sol na duna todo fim de tarde, mas não exatamente "daquele" ângulo. Ah, então você não viu o melhor. Sempre tem um parente ou amigo a postos, pronto para cortar nosso barato. Bem intencionados, talvez, mas no fundo uns chatos.

Demorei mais do que devia para conhecer a Chapada Diamantina porque eu sempre achava que o tempo de que eu dispunha era pouco. Um amigo palpiteiro me disse que uma semana era o mínimo; outro aconselhou um mês, nunca menos. Pois bem, peguei meus dois filhos e parti para uma viagem de "apenas" cinco dias. Foi o máximo! Fiz vários passeios bate e volta a partir de Lençóis, cidade que usei como base e que rendeu uma caminhada deliciosa na tarde em que chegamos. Veja como foi...

Dia 1 – Embarcamos em uma canoa e navegamos pelo Pantanal da Chapada, em Andaraí, passando por labirintos de plantas aquáticas. O ponto alto foi ficar de molho nos panelões de hidromassagem que se formam a poucos metros da Cachoeira do Rio Roncador.

Dia 2 – No Vale do Capão, encaramos a subida íngreme seguida por um planalto que leva à Cachoeira da Fumaça vista de cima. A queda estava seca, então ficamos com o visual do deslumbrante cânion. Na volta, relaxamos nas piscinas naturais do Riachinho.

Dia 3 – Começamos o dia com um banho no Poço do Diabo e seguimos para a Gruta da Pratinha, onde flutuamos em água azul-bebê à luz de lanternas (ouvi dizer que o lugar vive lotado; não foi o que vimos). Na sequência, percorremos a Gruta Lapa Doce e terminamos o dia no Morro do Pai Inácio, de onde assistimos ao pôr do sol.

Dia 4 – Encaramos 280 quilômetros só de ida até a Cachoeira do Buracão que valeram a pena: a água despenca dentro de um cânion formando um poço onde tomamos o melhor banho de cachoeira de nossa vida. Na volta, ao passar pelo insólito cemitério bizantino de Mucugê, à beira da estrada, me peguei pensando que a natureza portentosa fez delirar alguns pioneiros.

Dia 5 – Antes de partir de Lençóis, tomamos o lendário café da manhã na Alcino Estalagem (75/3334-1171, alcinoestalagem.com).

Talvez o ideal sejam dez dias ou mesmo um mês. Mas, se o tempo for curto, seja na Chapada Diamantina, seja em Istambul, não dê ouvido a palpiteiros e aproveite o máximo que der.

Por: Rui Porto
Foto: Franco Hoff

Publicado em 12/2010

Comentários